Quando começamos a estudar o tema dos Transportes, escolhemos um meio bem popular e conhecido de todos que desejam se transportar, em todos os cantos do mundo: a bicicleta!
Os alunos fizeram desenhos de bicicletas, sem visualizar um modelo real em sala de aula. Fizemos uma exposição e eles se mostravam muito satisfeitos e orgulhosos de suas obras (04 exemplos estão publicados acima!).
Quando fomos comparar os modelos de Leonardo da Vinci e do Conde Sivrac, os alunos perceberam que na bicicleta do conde os pés ficavam no chão! Como assim??? Ele "pedalava" o chão?!? Claro! Ele tomava impulso e erguia os pés...
Mas logo surgiram as perguntas:
Será que a bicicleta é antiga? Quem inventou a bicicleta? Como era o modelo? O inventor conseguiu andar nela?
Os alunos foram buscar informações na internet e em livros. Na aula seguinte, retornaram com as seguintes informações:
Leonardo da Vinci desenhou uma modelo de bicicleta. Mas, aparentemente, ela não foi construída. Os alunos acharam engraçado o modelo todo feito em madeira. Os desenhos de Leonardo foram feitos entre 1452 e 1519, pois são as datas em que nasceu e morreu.
Leonardo da Vinci desenhou uma modelo de bicicleta. Mas, aparentemente, ela não foi construída. Os alunos acharam engraçado o modelo todo feito em madeira. Os desenhos de Leonardo foram feitos entre 1452 e 1519, pois são as datas em que nasceu e morreu.
Os alunos trouxeram também a informação de que a primeira bicicleta havia sido produzida, na França, por um conde que se chamava Conde Sivrac. Ele fez a sua bicicleta em madeira.
Quando fomos comparar os modelos de Leonardo da Vinci e do Conde Sivrac, os alunos perceberam que na bicicleta do conde os pés ficavam no chão! Como assim??? Ele "pedalava" o chão?!? Claro! Ele tomava impulso e erguia os pés...
Os alunos acharam muito engraçado, de inicio. Depois, foram se dando conta que essa bicicleta do conde era ''otima em terrenos planos, bem lisinhos.
Em seguida, acharam que essa bicicleta era melhor ainda para descer, ou seja, para terrenos inclinados...mas viram que não havia freios e então chegaram a conclusão que ela seria perigosa, pois é difícil freiar com os pés.
Por fim, começamos uma comparação entre a data em que Leonardo desenhou o seu modelo de bicicleta e a data que o Conde Sivrac construiu a sua bicileta. Nossa! A diferença era de aproximadamente 300 anos...
E, na comparação dos modelos, a bicicleta de Leonardo da Vinci era muito mais avançada, pois previa a transmissão da força dos pés via correia ligando as rodas da frente e de trás. A idéia de que Leonardo da Vinci era um gênio não demorou a surgir entre os alunos. Os alunos perceberam que o conde não havia copiado o modelo de Da Vinci.
Os modelos e as biciletas construídas por outros inventores/construtores foram exploradas pelos alunos, tais como: triciclos, velocípedes (com pedais apenas na roda dianteira)e rodas de diferentes tamanhos, biciclos com rodas de mesmo tamanho e correia transmissora etc
Imagem obtida em http://www.revistabicicleta.com.br/abicicleta.php
Levamos então uma bicicleta para a aula! Eles adoraram: viraram a bicileta para todos os lados e identificaram cada uma das peças do modelo vivo com as peças de uma figura impressa que todos receberam.
Partes uma bicicleta de montanha.
Comparamos a distância percorrida por uma roda de tamanho grande comparado a de uma roda de tamanho pequeno.
Utilizamos modelos de rodas em papel. Cada uma foi marcada com um risco de canetinha vermelha, para indicar o início do trajeto. Depois, fizemos cada uma das rodas a girar uma volta completa sobre uma folha grande de papel. Marcamos o inicio da volta e o final da volta, no papel grande. Depois, os alunos mediram com fio de barbante e também com régua. Eles gostaram de "ver"a diferença nos percursos!
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