Sem o uso de rodas, tentamos "puxar" uma pilha de livros sobre a superfície plana de uma mesa da sala de aula. Usamos barbantes para amarrar os livros e um atilho para enxergarmos o "puxão".
A pilha de livros se deslocou um pouquinho e o atilhos ficava bem esticado.
Procuramos na internet quais foram as primeiras invenções para facilitar o transporte de corpos pesados (no nosso caso, o deslocamento da pilha de livros). Descobrimos que os homens utilizavam troncos de árvores para fazer deslizar os corpos pesados. Resolvemos imitar essa solução e testamos utilizando vários lápis por baixo da pilha de livros. Para deslocar a pilha, precisamos fazer um "puxão"menor. O atilho esticou menos.
Descobrimos que a primeira idéia de "roda" tinha formato triangular. Fizemos uma base de papelão, utilizamos os lápis como eixos e os prendemos com fita crepe. Depois, furamos as "rodas"e as colocamos nos eixos. De início, ninguém na sala achou a idéia ruim...mas quando experimentamos...achamos que a solução não era satisfatória porque a cada volta eram três solavancos!
Descobrimos que a solução seguinte era trocar a roda triangular pela quadrada. Alguns da sala ficaram desconfiados...mas a maioria desejava experimentar para ver se funcionava. Logo descobrimos que desta vez tinhamos 4 solavancos por volta! Mas em compensação, eles eram solavancos mais suaves...então valia a pena trocar a roda triangular pela quadrada.
Depois de trocarmos muitas idéias, conseguimos entender que se aumentassemos cada vez mais o número de lados da "roda quadrada" conseguiriamos chegar na "roda redonda". Essa sim era a melhor, pois o movimento ficava bem suave, sem solavancos.
Nós usamos o UCA e fotografamos cada etapa. Depois, uns olhavam as fotos dos outros. No quadro da sala de aula, a professora fez desenhos mostrando um círculo e dentro dele o triangulo, o quadrado...até chegar na "roda redonda".
Descobrimos que a roda foi inventada há mais de 6 mil anos! E que os usos derivados da roda são muitos. Tem formato de roda em todos os objetos que têm movimento: carros, bicicletas, elevadores, portas, engrenagens de máquinas, de relógios...
Nenhum comentário:
Postar um comentário